Gestão 2006/2008, 2008/2010 e 2010/2012

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Campanha contra o desperdício

Voltamos a abordar o assunto referente à água, pois acreditamos que vale a pena tentar alertar os condôminos sobre o alto custo de seu fornecimento, o que pode ser solucionado em conjunto se evitarmos desperdícios.
É necessário primordialmente que todos deixem de considerar a água como um recurso ilimitado a ser consumido e entendam que ela é suporte para a vida e precisa ser utilizada com responsabilidade.
Porém, mais do que a questão ambiental, vamos tratar aqui dos nossos interesses, mais precisamente do vilão da conta d'água: o vazamento.
Esta é uma das principais fontes de desperdício de água na Condomínio e assim pedimos sua colaboração, comunicando de imediato à Portaria para que seja providenciado o conserto, principalmente nas áreas comuns.
No caso de sua residência, os vazamentos podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). Um torneira mal fechada pode desperdiçar 46 litros de água em um dia. Com uma abertura de 1 mililitro, o fiozinho de água escorrendo será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas.
No caso de vazamentos em vasos sanitários, cheque se há água escorrendo jogando cinzas no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação da cinza ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectar um vazamento é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa. Para tanto, siga os seguintes passos:
• Feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água na casa (só não feche os registros na parede, que alimentam as saídas de água).
• Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando.
• Se houver alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.
Estimule a todos a economizar água, especialmente as crianças, pois, com essa atitude, vamos gastar menos e ainda ajudaremos o meio ambiente.

Fonte:Idec.org.br

Nenhum comentário: