Gestão 2006/2008, 2008/2010 e 2010/2012

domingo, 31 de agosto de 2008

Convivência e etiqueta em condomínio

Quem mora em condomínio sabe que desentendimentos e atritos com vizinhos podem virar uma rotina desgastante.

Os motivos são vários: carro mal estacionado, mal uso do espaço comum, barulho, crianças, cachorros, etc.

Muitos dirão que o regulamento interno serve justamente para colocar ordem na casa.
Bastaria aplicá-lo com rigor.

Entretanto, algumas questões vão além do regulamento interno e da convenção.

São questões que envolvem aspectos mais subjetivos como educação e respeito ao próximo. Sem isso, não há regulamento que consiga pôr ordem no condomínio.

Todos devem ter uma mínima noção de bons modos e respeito mútuo para que a boa convivência prevaleça.

Assim é que, pretendendo melhorar as relações internas, inclusive dos moradores com a atual Administração, vamos tratar nas próximas postagens sobre as regras de ouro para uma boa convivência em comunidade.

A primeira dessas regras é não espalhar boatos.

Com efeito, mesmo em conversas privadas com vizinhos, evite passar informações delicadas sobre terceiros, sem ter confirmação.

Muitas vezes informações sem fundamento real se tornam "verdades" do dia para a noite, em uma comunidade fechada como um condomínio, sem se saber de onde veio o estímulo inicial.

E muitas vezes os boatos surgem de pessoas que querem deliberadamente prejudicar outras, e estão usando você como intermediário, sem que você perceba.

Portanto, depende de cada um romper esta corrente que só contribui para criar um clima de desconfiança e animosidade em qualquer comunidade.

Realmente, independente de qualquer coisa vale lembrar que toda história tem sempre três versões:
1 - a de um lado,
2 - a do outro lado e
3 - a VERDADEIRA

A Administração Interna está sempre disposta a dirimir conflitos entre vizinhos e entre condôminos e funcionários, bem como eventual discórdia que surja em relação a algum de seus membros, ouvindo as partes pessoalmente.
Saiba que, para tanto, instituímos reunião específica que se realiza na última quinta-feira de cada mês, sendo que a próxima ocorrerá no dia 25/09, mas se necessário poderemos convocar reunião extraordinária.

Essa reunião é franqueada a todos os moradores não só para solução de pendências, como também para consulta dos livros, esclarecimento de dúvidas, recebimento de sugestões, etc.

Finalmente, lembre-se que problemas que afetem o condomínio também podem e devem ser tratados livremente nas assembléias, de forma democrática e por isso que a participação de todos sempre é de fundamental importância.


Fonte: sindiconet

Nenhum comentário: