A presença de baratas em nossos lares causa, sem dúvida, mais aflição para seus moradores do que qualquer outro inseto próximo ao homem. Parte desse incômodo se deve ao fato das pessoas não gostarem de nenhum tipo de inseto. Além do mais, existe uma crença de que a presença de baratas demonstra que o local não possui higiene e conservação adequadas.
No entanto, as baratas vivem em qualquer ambiente independente do grupo étnico ou classe social. Embora muitas residências estejam muito bem conservadas, isto não impede que as mesmas venham a sofrer uma infestação a qual será limitada pela falta de alimento e abrigo para estes insetos, taxados como os mais repugnantes dentre os que convivem com o homem.
A origem dos insetos é também uma história já conhecida. Eles se multiplicam nos bueiros e em tubulações de esgoto e de água da chuva e de lá saem em busca de alimentos e invadem as casas.
O Condomínio tem feito a sua parte, dedetizando periodicamente as galerias para controle dos insetos.
Cabe aos moradores evitarem sobretudo o despejo de resto de comida e de óleo diretamente na pia e nos ralos que contribui para entupir as redes de esgoto, aumentando a proliferação de vetores como ratos e baratas, que se alimentam desse tipo de material.
Cuidados essenciais
* O cheiro de alimentos atraem as baratas. Quando jogar fora o lixo, certifique-se que os sacos estão bem fechados, para que elas não sejam atraídas e se alimentem dos restos de comida.
* Mantenha os alimentos de casa em vasilhames bem fechados, para que o animal não seja atraído ou entre em contato com aquilo que a família vai comer.
* Coloque telas bem finas em todos os ralos da casa para impedir a entrada das baratas.
* Telas nas janelas também são recomendáveis.
* Cuidado com as frestas e vãos das portas (sobretudo na parte inferior). Recomenda-se colocar uma barreira: um rodinho de borracha ou um saquinho de areia.
* A dedetização pode resolver o problema por um ou dois meses. No entanto, as baratas podem voltar a qualquer momento depois que o efeito das substâncias químicas passar. O preferível é evitar que elas entrem nas residências.
* Há no mercado algumas iscas de barata, que têm veneno para matá-las. Use esses produtos com cautela e siga as orientações técnicas. Mantenha o produto bem vedado, pois o cheiro da isca também pode atrair mais baratas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário