Gestão 2006/2008, 2008/2010 e 2010/2012

domingo, 18 de março de 2007

Cuidado com os raios!


Há quem reclame (e não tiramos a razão já que é um incômodo para todos) de desligarmos os aparelhos da portaria durante as tempestades. Ocorre, no entanto, que, tais aparelhos não têm qualquer proteção contra variação de tensão o que dirá contra raio.
A propósito transcrevemos a seguir notícia veiculada no site yahoo em 17/03/07 :

O aposentado João Pinheiro, de 76 anos, levou um choque enquanto falava no telefone, na tarde da última sexta-feira, 16, em Taubaté, interior de São Paulo. Um temporal se formava, por volta das 16h30, quando a vítima pegou no telefone e ouviu um barulho. A provável descarga elétrica chegou a destruir o aparelho telefônico. "Quando ele disse alô, ouviu um estrondo e deu um grito. O telefone estourou e ficou destruído", contou a filha da aposentado, Lucinéia Pinheiro de Queiroz.
Falar ao telefone em um aparelho com fio é perigoso durante os temporais, informou o especialista em estudos de descargas elétricas no Brasil, Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele aconselha as pessoas a diante de uma ameaça de temporal, se protegerem em locais fechados, não falarem ao telefone com fio, nem ficarem próximos a aparelhos ligados na tomada como computador e televisão.
"Evitar lugares descampados, como campos de futebol e praia, e nunca de proteger debaixo de árvores. As pessoas devem procurar abrigo em imóveis e lugares fechados". Osmar Pinto Júnior coordena o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que desenvolve pesquisas a respeito dos raios no Brasil. Todos os anos caem no país cerca de 60 milhões de raios que provocam a morte de 100 pessoas e deixam mil feridas.

Nenhum comentário: